Blog

SaaS, IaaS e PaaS: Conheça os 3 tipos de arquitetura em nuvem

Você já deve saber que SaaS, IaaS e PaaS são três tipo de arquitetura em nuvem, não é? Mas, você sabe realmente o que cada uma dessas siglas significa?  

Quando se trata de soluções em nuvem, é possível escolher entre diferentes camadas e tipos de cloud computing. O objetivo é escolher a infraestrutura mais adequada para as necessidades do seu negócio.  

Neste artigo você vai descobrir: 

  • quais são as principais camadas de arquitetura em nuvem; 
  • quais são os principais benefícios das camadas; 
  • como escolher a melhor para o seu negócio.  

Quer saber quais são os principais tipos de arquitetura em nuvem? Continue lendo! 

As 3 camadas de arquitetura em nuvem

Existem 3 camadas de arquitetura em nuvem, denominadas por uma sigla, onde cada uma delas se refere a um tipo de serviço, com diferentes objetivos e funcionalidades. Para escolher a melhor para o seu negócio, é importante avaliar as necessidades atuais e entender os benefícios de cada opção.  

IaaS

O IaaS, ou Infrastructure as a Service, é a camada de arquitetura em nuvem que fornece a infraestrutura física para a instalação da arquitetura. Este tipo de cloud computing engloba hardware, componentes de rede, discos e dispositivos de armazenamento para o funcionamento da solução.  

A grande vantagem de investir em IaaS é a eliminação de custos com a infraestrutura, como compras, manutenção e taxas. Essa é uma boa opção para quem ainda não tem capital para investir em soluções mais robustas.  

PaaS

O PaaS, ou Platform as a Service, é o meio termo entre IaaS e SaaS. Isso significa que nessa camada de arquitetura, a plataforma é oferecida como serviço, permitindo ao cliente ter acesso à estrutura de aplicativos e sistemas operacionais utilizados.  

Por que utilizar o PaaS? Como benefícios, o PaaS permite mais flexibilização e otimização do ambiente corporativo, sendo muito utilizado por pequenas empresas. Além disso, o PaaS também fornece mais autonomia, produtividade e escalabilidade para as equipes, possibilitando o crescimento sustentável do negócio.  

SaaS 

Já o SaaS, ou Software as a Service, como diz o nome, oferta o software como serviço. Assim, o cliente não precisa se preocupar em instalar ou atualizar softwares para ter acesso à arquitetura em nuvem.  

Essa camada de cloud computing garante diversas vantagens para o cliente. Entre elas, estão o baixo custo, facilidade de implementação e foco no negócio que o SaaS permite. Além disso, com o SaaS há a tendência de otimização dos recursos de T.I.  

Seja SaaS, IaaS ou PaaS, conte com a Support para obter o melhor em arquitetura em nuvem

A Support está pronta para oferecer uma arquitetura em nuvem completa e personalizada para as suas necessidades. O serviço inclui:  

  • planejamento e avaliação da nuvem; 
  • implementação/migração para a nuvem; 
  • gerenciamento de configuração; 
  • gerenciamento de segurança; 
  • monitoramento; 
  • análise de log/alertas; 
  • otimização de custos; 
  • suporte.  

 

Para entender qual camada de arquitetura em nuvem é a mais indicada para o seu negócio, conte com a Support. A partir de uma análise personalizada e dimensionamento de recursos, desenvolvemos uma infraestrutura cloud moderna e flexível, diminuindo riscos financeiros e ampliando a produtividade.  

Quer saber mais? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas! 

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Quais são tipos de backup e como saber qual é o melhor? 

Diferentes tipos de backup podem ser utilizados para situações distintas. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como saber …

blank

E-mail corporativo com amplo armazenamento? Conheça o Exchange Online

Está em busca de uma solução de e-mail corporativo que ofereça tudo o que a sua empresa precisa? O Microsoft …

blank

SaaS: o que é e como funciona 

O nome pode até ser desconhecido, mas com certeza você já ouviu falar da sigla SaaS!  Na verdade, o SaaS …

blank

SaaS, IaaS e PaaS: Conheça os 3 tipos de arquitetura em nuvem

Você já deve saber que SaaS, IaaS e PaaS são três tipo de arquitetura em nuvem, não é? Mas, você …